HISTÓRICO

foi assim...

 

1ª edição 2011 - 07 a 16/10
2ª edição 2012 - 19 a 28/10
3ª edição 2013 - 26 a 27/10
4ª edição 2014 - 31/10 a 02/11
5ª edição 2016 - 07 a 16/10
FEST GASTRONOMIA.jpg
O 2º Festival de Gastronomia

aconteceu em 2012, entre 19 e 28/10, no mesmo formato do evento anterior, com incremento na participação de outros estabelecimentos como: botecos, cafeteria, quituteiras, empórios e produtos orgânicos. O alcance do evento foi de 3.500 pessoas que assistiram as atrações, degustaram os pratos, participaram das oficinas, palestras e workshops. Durante o evento, amostra fotográfica e exposição de artesanato, e também houve programação musical. Da mesma forma que o primeiro, houve promoção do evento na “Casa de Minas”, em São Paulo.

 

 

CONVITE  2013 web.gif
 
O 1º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça

ocorreu em outubro de 2011, reunindo 10 restaurantes, e outros empreendimentos e produtores artesanais rurais. Cada restaurante ofereceu seu prato em estandes promovendo a gastronomia mineira gonçalvense aos visitantes.

Além das atrações gastronômicas, o evento contou com espetáculos musicais de viola caipira de artistas locais e regionais mineiros, e outras atividades artísticas, como congada, catira, dança de roda, recitais de poesias e contos, exposição de fotografia, sessões de cinema e os tradicionais desfiles de carro de boi. O forno a lenha montado no espaço, especialmente para o evento, tornou-se uma atração especial, com fornadas de roscas e biscoitos produzidas ao vivo, de forma artesanal.
O evento teve pré-lançamento para convidados da imprensa e formadores de opinião na “Casa de Minas”, região da Av. Paulista, em São Paulo, em Pouso Alegre e em Belo Horizonte, com uma amostra da cultura de Gonçalves, degustação, projeção de vídeos, palestras e moda de viola. A realização do festival contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Gonçalves, através do Departamento de Turismo, do Conselho Municipal de Turismo, do SlowFood São Paulo, SEBRAE-MG, Circuito Serras Verdes do Sul de Minas, além dos patrocinadores. Nessa 1ª edição do Festival, circularam cerca de 3.000 pessoas assistindo às atrações e degustando os pratos.

 

 

 

 

vovó flyer cépia.png
 
O 3º Festival de Gastronomia

ocorreu nos dias 26 e 27 /10 e 02 e 03/11/2013, repetindo o sucesso dos anteriores, ampliando o número de participantes bem como os atrativos oferecidos. Nos palcos, revezaram-se artistas regionais, com apresentações de música caipira e MPB.

O 4º Festival de Gastronomia

em 2014, ocorreu entre os dias 31 /10 a 02/11 e 07 e 09/11, nos mesmos moldes dos anteriores, porém com uma feira de artesanato permanente e uma oficina de queijos e cervejas especiais e artesanais. Nesse festival, cerca de 5.000 pessoas circularam, degustaram e assistiram as atrações, interagindo nas mesas coletivas instaladas no Clube.

faixa.jpg
O 5º Festival de Gastronomia

De 7 a 16 de outubro de 2016, o 5º Festival de Gastronomia de Gonçalves ganhou mais espaço sendo 4 praças de alimentação, onde os 25 expositores puderam oferecer seus pratos e produtos aos cerca de 10 mil visitantes durante os 8 dias do evento. Na “Casa dos Saberes” onde ocorreram as oficinas gastronômicas com o apoio do Centro Universitário Senac Campos do Jordão. Cerca de 800 pessoas participaram das 39 atividades educativas e culturais, incluindo também visitas de campo a propriedades rurais. Nas dependências do Clube houveram ainda 22 atividades artísticas, como rodas de viola, congada, maracatu e bandas regionais e convidadas que animaram ainda mais a festa.
A cada edição, o evento ganha mais visibilidade, público e destaque em veículos de comunicação, como TV, rádio, sites, blogs, redes sociais, entre outros. Da mesma forma tem aumentado a expectativa e interesse do público, que durante todo o ano pergunta sobre a
próxima edição do Festival de Gastronomia e Cultura da Roça.
Histórico do Evento

todos_os_pratos.jpg

 

Vamos lá! Aí vem o 6º Festival - 2017!